domingo, 4 de agosto de 2013

RPGs: FF



    Confesso que eu não gosto de RPGs, muito menos de RPG online. Entretanto no meio disso tem um jogo desse tipo que me surpreende de todas as formas. Final Fantasy. Esse jogo é mito. Uma lenda dos anos 80. É difícil achar um jogo que tenha chegado tão longe quanto Final Fantasy chegou. Desde o primeiro jogo, FF tinha uma boa estoria pra contar e um vasto mundo para ser explorado. Vendeu 400 mil cópias, e foi um sucesso imediato.
   
   Mas não foi sempre assim para a franquia Square. Na época que marcou uma era de jogos como Mario Bros e Dragon's lair, todo mundo queria entrar para o mercado de jogos. Caso de uma empresa de cabos elétricos que almejava entrar para o mundo dos games. Então criou um divisão chamada Square. Contratou designers, programadores e roteiristas. A empresa criou jogos que foram um completo fiasco. Depois de alguns anos a Square já era uma empresa independente, porém já tinha demitido metade de seus funcionários. Já não havia mais dinheiro para financiar os jogos. sua ultima cartada seria um projeto inspirado no primeiro RPG a causar algum impacto, Dragon Quest. Nesse época fazer RPGs era como dar um tiro no pé, o gênero não atraia muito o publico. A Square juntou os últimos trocados e nesse clima de "fim de linha" fez o que seria sua ultima tentativa, dai o nome Final Fantasy. 
  
   Lançado em 1987, o jogo ficou muito popular, com um enredo simples porém hipnótico, garantindo horas na frente da TV. Porem o grande salto de FF foi em seu 7º episodio. O primeiro jogo da série disponível para plataforma da SONY. Que ajudou muito nas vendas de Play Station e na guerra de consoles contra N64. 
     
    No Japão Final Fantasy é o segundo RPG mais popular, perdendo apenas para Dragon Quest, nada mais justo, mas com toda a certeza, a franquia foi decisiva para o mercado dos games nos últimos 25 anos.

(Yazoo, meu personagem preferido de todo FF)





0 comentários:

Postar um comentário